Estatuto




Estatuto - ASCL
Academia Sãocarlense de Letras - ASCL
Fundada em: 05/08/2011

Art. 1º

A Academia Sãocarlense de Letras - ASCL - CONFORME INSTRUMENTO PARTICULAR DO CONTRATO SOCIAL - CLÁUSULA SEGUNDA - DO OBJETO SOCIAL visa: Ajudar Autores, Escritores e Poetas Virtuais, com antologias de Livros.

Art. 2º

Os objetivos da Academia são: reunir Artistas, Autores, Escritores e Poetas Virtuais, divulgar suas obras. Servir de elo e ponto de encontro entre Artistas Virtuais. Compreende-se por "Artistas Virtuais" todos aqueles que elaboram seus próprios sites e utilizam do computador para divulgar e confeccionar seu trabalho (através de sites e e-mails). Demonstrando assim amor profundo à arte de digitalizar, conseqüentemente transportando da vida "virtual" à vida real seus dons artísticos, seus sentimentos e conhecimentos, os quais manifestam através de suas "artes" no mundo "virtual e real".

Art. 3º

A Academia compõe-se de Membros Efetivos , Membros Honorários, Membros Correspondentes e Membros Agregados.

Art. 4º

Os Membros são responsáveis pelos seus textos inclusos no site da ASCL. A ASCL não se responsabiliza pelas obras publicadas tão pouco pelo acervo literário de cada Membro distribuído na web. Somente será considerado Membro ASCL:
Parágrafo 1º - O autor que tenha o número de cem obras publicadas (ou superior) no site da Academia.
Parágrafo 2º - Ser membro por mais de um ano.
Parágrafo 3º - O autor poderá publicar diariamente até três textos.
Parágrafo 4º - As publicações no site da AVBL serão gratuitas.
Parágrafo 6º - O Emblema de Membro poderá ser solicitado de imediato (para disponibilização no site do membro com o referido link para o site da academia) o Certificado de membro, somente será expedidos após o cumprimento dos parágrafos primeiro e segundo deste artigo.
Parágrafo 7º - Os membros poderão exercer a contribuição anual por opção. Aceitamos doações para o desenvolvimento e crescimento da organização.
Parágrafo 8º - Somente será considerado Membro ASCL os Autores, Escritores e Poetas Virtuais, que tenham sido indicados por outros Membros e aprovados.

Art. 5º
O próprio Autor (a) Escritor (a) e Poeta Virtual indicará seu Patrono ou Patrona.
Parágrafo 1º - O Membro - ASCL deverá indicar um Patrono (a) e incluir sua biografia no cadastro. Patronos (as) poderão ser indicados por mais de um Membro.

Parágrafo 2º - O (a) Patrono (a) poderá ser ligado (a) ou não as artes, falecido ou não, brasileiro ou não.
Art. 6º

Os Membros deverão estar se atualizando no sentido de produzirem inovações, com relação à pesquisa na área tecnológica, transportando seus conhecimentos à arte de criar e escrever.


Parágrafo 1º - Ter compromisso com a inovação e a arte de criar através da tecnologia.

Parágrafo   - Jamais praticar atos que venham ofender, pessoas ou entidades, em quaisquer comunidades, reais ou virtuais.

Parágrafo  - A violência, o racismo, a pornografia ou qualquer ato criminoso não deverão ser incentivados ou praticados.

Parágrafo 4º - A critica construtiva deverá ser usada sempre em prol do crescimento intelectual e pessoal dos Membros, bem como na construção e desenvolvimento da própria Academia.
Art. 7º

A Academia desenvolverá seu trabalho em torno de: - Publicação de textos on-line - Publicações de Antologias - Concursos literários - Encontros de escritores e poetas, discussões sobre o desenvolvimento da literatura e Arte virtual - Divulgação.

Art. 8º
Serão bem-vindos à Academia - Membros Efetivos - Membros Honorários - Membros Agregados e Membros Correspondentes.

Parágrafo 1º Serão aceitos como Membros Efetivos: Artistas, Poetas, Autores e Escritores Virtuais que utilizam a internet para divulgação e composição de suas obras, cujas formatações sejam efetuadas no computador. Sejam de nacionalidade brasileira ou de qualquer país que fale o idioma português. Contribuindo assim para o desenvolvimento e engrandecimento de nossa Época Literária o Virtualismo.
Parágrafo 2º Serão aceitos como Membros Agregados: Artistas, Poetas, Autores e Escritores que possuem os mesmos idealismos dos Membros Efetivos, porém publicam apenas em outros idiomas, mesmo possuindo a nacionalidade brasileira.
Parágrafo 3º Serão aceitos como Membros Correspondentes: Artistas, Poetas, Autores e Escritores que possuem os mesmos idealismos dos Membros Efetivos, porém não possuem a Nacionalidade Brasileira, e, publicam apenas em outros idiomas.
Parágrafo 4º Serão aceitos como Membros Honorários: todos aqueles que amam a literatura virtual, as artes e possam contribuir de alguma maneira, para que os Artistas, Escritores, Autores e Poetas Virtuais, através da AVBL, sempre tenham condições de estarem atuando através deste espaço.

Art.9º

Os Membros receberão seus emblemas para disponibilizar o link da academia em seus sites, imediatamente após a aprovação do cadastro. Terá direito ao Certificado de Membro Efetivo da ASCL, somente o Membro que participar ativamente do site, e, após 1 ano de participação. Os Certificados serão enviados por e-mail em tamanho adequado para impressão em formato A4.
Paragráfo 1º - O Certificado expedido pela Academia, o qual concede ao Membro a consagração de Autor (a), Escritor (a) e Poeta Virtual, somente será enviado após todos os itens do estatuto estarem sendo cumpridos em sua integra.
Paragráfo 2º - Os Membros incorporados até o número 100, serão considerados "fundadores" da Academia.
Art. 10º

Competirá aos responsáveis da ASCL o direto de retirar o Membro incorporado à ASCL, caso o mesmo não esteja atendendo e cumprindo as normas previstas nos artigos deste Estatuto. A comunicação prévia deverá ser efetuada.
Parágrafo único: a responsabilidade dos conteúdos inseridos no site da ASCL será exclusivamente do Membro. Caso o conteúdo não esteja de acordo com o estatuto, será retirado da ASCL, sem aviso prévio ao autor. O plágio é considerado falta gravíssima, a retirada do membro da ASCL será imediata após a comprovação da fraude.
Art. 11º

Itens importantes ao desenvolvimento do projeto ASCL, poderão ser incluídos no Estatuto a qualquer momento pelos organizadores. Conforme a necessidade dos mesmos.


ASCL – Academia Sãocarlense de Letras






Presidente:
______________________
André Luiz Moura de Lima







Direitos de Propriedade Intelectual
Caso seja considerado que qualquer um dos conteúdos tenha sido introduzido no Site com violação de seus direitos de propriedade intelectual, deverá ser encaminhado uma notificação a ASCL - Academia Sãocarlense de letras, contendo os seguintes itens:
·        O correio eletrônico do reclamante;
·        firma reconhecida ou equivalente, com os dados pessoais do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos ou da pessoa autorizada para atuar em seu nome e por conta do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos;
·        indicação precisa e completa dos Conteúdos protegidos mediante os direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos, assim como de sua localização no Site (Página, seção etc);
·        declaração expressa e clara de que a introdução dos Conteúdos indicados se realizou sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos;
·        declaração expressa, clara e sob a responsabilidade do reclamante de que a informação fornecida na notificação é correta e de que a introdução dos conteúdos constitui uma violação dos seus direitos de propriedade intelectual.
Estas notificações deverão ser enviadas para: ASCL - Academia Sãocarlense de Letras
academiasaocarlensedeletras@hotmail.com



MANIFESTAÇÕES VIRTUALISTAS ARTISTAS, AUTORES, ESCRITORES E POETAS VIRTUAIS
"SER Poeta Virtual é desvendar segredos de linguagens-sentimentos
em época atual. É transformar escritas-poesias-pensamentos,
em bytes deste momento. UniveRsaL!"
(Maria Inês Simões)
"SOMOS e vamos. SER, sendo e sido. Até onde a alma alcança.
Pois, não de matéria se faz à esperança. Mas de toda palavra.
Que abraça. Um coração de criança."
(Gerson F. Filho)

Queremos nosso espaço. Sem desafios, sem "chega" de "chega" sem "basta" de "basta"... Apenas queremos mostrar o que somos... Para quem quiser ser.... Ensinamos sem criticas do não saber. Quem sabe ensina... Quem faz a critica negativa, aniquila.
Não somos "destruidores" de pensamentos brotados em tempos de construção. As informações hoje, saltam aos nossos olhos, não precisamos de mestres ocultos... críticos incultos. Mas sim da confraternização no repartir de informações para o conhecimento pleno.
Somos poetas trocamos "ss" por "zz", "há" por "a", frases por emoticons, mas não trocamos sentimentos, pois somos o que somos. Frutos de várias gerações transformadoras e desafiadoras. Trazemos dentro de nós a semente do novo que sempre estará por vir.
Sugamos do veio tenro a força que o tempo tem. Tempo raiz, tempo luz, tempo água, tempo vento. Corre, tempo, apaga a lógica, deixa brotar a semente que um dia vai ser alguém. Dia e noite: um ciclo mágico. É do ciclo que se repete que surge o novo sujeito, que ultrapassa os limites e encontra outros "além". Transcende na dialética mas sofre a origem que tem. E é sofrendo que descobre novas possibilidades, palavras que se descolam das coisas não entendidas. Língua que deixa a boca, se curva aos livros e invade a tela. E da tela vai ao peito explodindo viva e bela.
Transformação, se acaso a telepatia ensaiada nos teclados através do código da emoção se transforma em um emoticom, respeitemos os sinais dos tempos. Importa sentir e buscar um caminho, quando o sentimento está além da razão. Quem não decifraria um sinal de emoção? EMOTICONS... :-)
Não precisamos dizer "chega" a nada, pois somente o "tudo" hoje importa.

Das etapas fomos formados. De cada átomo, de cada tempo de cada época.

Nas informações, sofremos transformações. Estamos atentos.
(- : “Valorizando o QUE se escreve, mais do que QUEM escreve. QUEM escreve é MORTAL o QUE se escreve é IMORTAL... E se tudo ainda for VIRTUAL???” :-)

Hoje, libertos transmutamos... Em Mutantes que somos do mutável mundo novo. Não somos o chega de tudo... Somos o TUDO que somos! Ritmados das ricas épocas de espaços rimados ou livres e nos brancos espaços compomos lembranças e esperanças de um povo-poeta vivido em tempos passado-presente-futuro.

Nada de "chega"... Não vamos parar no tempo e nos perder no caminho. Queremos o tudo da Literatura. De todas as épocas temos nossa origem. Hoje, da informação-formatação à transformação.

Do Real de todas as Épocas ao Virtual Contemporâneo criamos nossa estada em sites, usamos a tecnologia como ferramenta principal e inovadora, na formatação de nossas obras, idéias e ideais.

Somos todos os "ismos"... e assumidos... nascemos a cada informação e crescemos em opinião SOMOS... em virtual'ismos. E não basta ser pouco, se o conhecimento está ao alcance de um “clique”. Fugir, seria fingir que estamos alheios e negar nossas origens.

Se a nossa poesia te assusta, e nossas palavras te ofendem. "AstaLaVista".... somos os "craks" desta época... criamos nossa poesia... Só isso importa.

Se de humildade e de busca andas farto (a) amor não lhe falta... Se de poesia se esbalda... É o vírus do amor que se instala. E este programa não se vende à toa. Mesmo que em pirataria, navega na proa. É ensinando que se aprende, é aprendendo que se chega à perfeição.

Chegamos. Importa saber ficar... Amamos as rimas e as não-rimas, expressões concretas, discretas e indiscretas... Amamos vocês.... Poet@s ... :-#

Não temos vergonha. Temos um micro. Pagamos um mico. E fazemos Poemas. Clássicos... Românticos... Reais.... Virtuais... Sensuais... Sonoros e ainda inodoros... mas chegaremos lá... ;-)

Deixamos... sentimentos embolados, corações estraçalhados, em oceanos ressecados, céus cruzados, mares explorados, dias em flores, chuvas caindo, ventos uivando, crianças berrando, gente cantando, pássaros voando, rios correndo, borboletas "casulando", tempestades despontando, vulcões explodindo, velas velejando, bombas caindo, gente morrendo, crianças sofrendo, espaços conquistando, esperanças brotando... Em sorrisos infantis... Somos ainda "crianças neste Universo". Enfim, Sonhos virtuando...

Não vamos dizer "chega" a nada.... Antes buscar nas entranhas da vida desfazer artimanhas.... Que insensatos armaram. E Vamos sim... Na cadência... na imagem... na tela ... deixando fluir palavras de almas tecladas... teclando.

Que cheguem os críticos, os sábios, os intelectos... e façam seu "papel"... Queremos aprender.... Por favor venham... É um convite!!!

Vamos corrigir o que ainda não somos mas um dia seremos... Perfeitos!

Não diremos "chega" ao crítico. Convidamos o sábio a ensinar... O que ainda não somos... Perfeitos! Mas se existe esta ânsia de buscar. Então estamos no caminho... E importa chegar.

"Ensina-nos e seremos você. Omita-se! E de qualquer maneira daremos "a luz ao que somos". Na busca da informação no virtual, quando real seremos um só ser. Perfeitos!"

"Sensualidade" mostramos sua cara, sem a vergonha... sem o pudor... só amor... Somos arquitetos de poemas, construímos sentimentos, certezas e esperanças, somos o que somos.

Hoje, possuímos as formas, conhecemos as técnicas. E quando as letras pedem... Sons... Imagens... Colocamos cores e "sabores". Pois, somos o que somos. Resultado de um tempo formado por buscas. Buscamos... :-)
E com efeito, neste nosso peito de ser e sonhar.

Somos poetas resultantes de Épocas. A música que ouvimos "hoje" ao longe, trouxe-nos o embalo fúnebre de que por um tempo não estivemos aqui... :-( Os sons das palavras e dos poetas sumiram por tempos, e hoje qual Fênix renascemos das cinzas e sobrevivemos em tempos de glórias Virtuais.

Estamos acima do tempo. Poetas visualizando o futuro já presente. Construindo seus poemas com tecnologia e sentimentos muitos. Detalhe. Somos Poetas Virtuais.... Estamos acima do "real".

Estamos nascendo, sem medo, sem receio de errar. Erros existem, mas vale os Bytes sonhar.
Não somos ainda perfeitos, mas temos a certeza que com amor e poesia... chegaremos lá.
E para quem quiser "sonhar"... estamos aqui... em bytes.... Virtual. Isto faz a diferença.

Não cessaremos de explorar ... Porque a finalidade de toda a nossa exploração... Será chegarmos ao princípio de tudo somente para descobrir e continuar em verdades!
E ...
Veremos de novo, pela primeira vez ...
Toda a paisagem ! ... Por onde continuaremos a seguir...

"O pensamento quando dito... tem eco universal, quando escrito... tem vida imortal"

"Nos conhecemos através da palavra escrita e através dela criamos a aliança da amizade, o respeito a inspiração e a esperança em nos conhecermos pessoalmente, para um largo abraço e um cúmplice aperto de mão. Alguém pode imaginar o valor disto?"

Poetas Virtuais! São como uma escala musical! Cada um contendo a nota certa, que compõe a "Canção da Poesia!" Uma Canção e "Todos os Ritmos!" Nutrindo e enaltecendo os corações de, Eternidade a Eternidade.

Somos seres reais vivendo na virtualidade do poetar; Levamos o irreal para a realidade no doce fingir da vida, e mimetizamos em formas, cores e palavras. Somos seres reais desse mundo irreal e virtual que, nos transformamos em Poesia.

A palavra é a porção visível do pensamento. Aqui ou em qualquer lugar, somos a palavra em movimento, traduzindo gestos, afetos, sonhos, desejos, alegrias e tristezas ... Onde há um artífice das palavras, a paisagem estará acima do real.

Somos poetas por amor a nós mesmos e a nossa sanidade mental. Escrever pode ser terapia! Somos poetas por amor a todos que sofrem e não conseguem se expressar no papel, nos liberamos no teclado.

Somos poetas por amor aqueles que se reduzem ao mutismo, pela incapacidade da não exteriorização. Somos contadores de histórias em versos, histórias do dia a dia, e assim continuamos por amor a todos que se vêm naquilo que escrevemos. Nossas palavras revelam que não estamos sós! Não estamos sós neste universo! Bem hajam poetas, que nos ensinam a ver a poesia pela poesia. Vivam os poetas!

"FAZER POESIA É DESTILAR O ESPÍRITO".

Nós poetas e escritores que participamos deste imenso universo, somos responsáveis por muitos sonhos e devaneios e apesar de nem sempre sermos reconhecidos contribuímos de forma singela para a beleza maior do mundo virtual.

Todo poeta deve ser mantido a uma distância segura! Dentro de si mesmo, enquanto projeto de ser um dia perfeito!!!

" O virtual nos faz enxergar o que é ser... Os desejos expostos em textos, poemas, acrósticos e emails. A busca, a procura e a virtualidade ao transcrever nos teclados e visualizados no monitor nossas verdade... Mas na REALidade aqui não tem limites ... apenas bytes. " Letras Virtuais.

"As Letras desfilam apressadas no ciberspaço e os internautas escritores não demonstram cansaço. Há poesias, contos, crônicas ... nos sites. Tudo é recheado de megabites.

Num segundo, conectamo-nos com o mundo. É preciso ética, há lugar para tudo, até para o texto in.mundo. Escritos atemporais, autores mortais e imortais, nesta magia em Letras Virtuais".

No ato de criar não há discriminação. É o renascer constante de todos os sentimentos.

O Poeta virtual tem a Poesia em si. Em tudo que ele faz, ele transmite poesia, consciente ou inconscientemente. E ele só se sente realizado, quando transmite essa Poesia existente. Em potencialidade para outros seres. E neste momento, a Poesia se manifesta. O Poeta nada mais é do que um meio para que a Poesia se manifeste nesse mundo, hoje virtual.

ASCL – Academia Sãocarlense de Letras

            Presidente
_____________________
André Luiz Moura de Lima